Histórico‎ > ‎

Oficina na ETECAP (Campinas)

 
No dia 4 de abril de 2012, Marli Santos conduziu a oficina  Meio Ambiente e Sustentabilidade na Escola Técnica Estadual Conselheiro Antonio Prado (ETECAP), Campinas (SP), a convite do professor Jeovani Santos, do curso técnico de meio ambiente.  Durante a oficina, Marli pôde compartilhar com os estudantes alguns aspectos interessantes sobre a importância de uma educação voltada para a sustentabilidade planetária e perceber a qualidade do programa de meio ambiente desenvolvido na escola.


O grupo de 42 estudantes demonstrou seriedade, envolvimento e muito conhecimento sobre os temas abordados durante a oficina, sobretudo na atividade denominada Woolly Thinking ("Pensamento Complexo").  Nas atividades de abertura e aquecimento adotaram postura de entrega e confiança, além de expressarem atitudes afetivas, de cooperação e compaixão.

Foi 
também perceptível o alto nível de abertura para o novo, diante de atividades desafiadoras e com um relativo grau de complexidade. Os inúmeros questionamentos foram extremamente ricos, demonstrando pensamento crítico, reflexivo e investigativo. As atividades, reflexões e desafios foram rapidamente abraçados por todos mesmo quando ainda pairavam dúvidas sobre como seria  o desenvolvimento das atividades.  O bom humor diante do caos estabelecido e das incertezas surgidas durante toda a oficina definiram o clima amigável, cooperativo e democrático, marcas dessa metodologia de aprendizagem interativa.

Ao final, rolou muita alegria ao terem que desfazerem os múltiplos nós do pensamento complexo, metaforicamente expressos através dos emaranhados novelos de lãs. As fotos ao lado podem dar um pouco de idéia dessa mágica e única experiência de aprendizagem ecológica!